quarta-feira, 20 de maio de 2009

Lançamento do livro: 'Além das crises, esperança. Almir Maia: educação como compromisso'


Almir de Souza Maia é um mineiro, que fala pouco. Embora seja dentista por formação de origem, dedicou sua vida à gestão da educação, tendo sido membro do Conselho Nacional de Educação em sua primeira composição, integrando a Câmara de Educação Básica. “Além das crises, esperança”, da jornalista Beatriz Vicentini Elias, lançado no dia 22 de agosto de 2008, em Piracicaba-SP, e posteriormente em outras cidades, é um livro que trata do trabalho de Almir Maia ao longo dos anos. Desde sua fase de infância, em Juiz de Fora, até os dias atuais, em Piracicaba, onde reside.


A partir de sua trajetória, o livro chega, entretanto, a análises mais amplas, especialmente sobre a educação metodista, as alterações sofridas nas últimas décadas no Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), o surgimento das universidades comunitárias e a criação da Associação Brasileiras de Universidades Comunitárias (ABRUC), a fundação de outras entidades semelhantes, como a Associação Brasileiras de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), nas quais Maia teve amplo envolvimento.


A obra se detém, em especial, a analisar, a partir do relato e comentários de muitos daqueles que com Maia conviveram, os últimos 20 anos da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), instituição da qual ele foi reitor por quatro gestões consecutivas, entre 1986 e 2002. Capaz de desenvolver um projeto que despertou atenções na área educacional brasileira, na UNIMEP conviveram todas as contradições da filosofia de educação metodista e da possibilidade de manutenção do modelo de universidades confessionais. É muito a partir dos sonhos que ali desenvolveu e buscou dar forma, como uma gestão participativa, democrática, que garantisse um projeto acadêmico de qualidade, que Maia expõe seu pensar sobre um projeto de universidade. Paralelamente, o livro relata a evolução e as mudanças ocorridas nas últimas décadas na Igreja Metodista no que se refere à administração de suas instituições de educação.O livro teve sua segunda edição apresentada no dia 24 de abril na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), durante o Seminário Internacional de Educação da Asociación Latinoamericana de Instituciones Metodistas de Educación (ALAIME), com o apoio do COGEIME.


Nesta segunda edição, o livro recebe mais um capítulo, que focaliza a UNIMEP a partir da nomeação e posse de Clovis Pinto de Castro para a sua reitoria e a direção geral do IEP, as mudanças que sua administração vem implementando e a esperança, pregada por Maia ao longo de sua atuação, e assumida pela comunidade diante de seus compromissos com a retomada do projeto da Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário