quarta-feira, 3 de março de 2010

consultoria e assessoria para uso das tecnologias do Google (marketing digital)

Neste período em que a internet está se tornando um dos principais e mais importantes meios de comunicação e interação entre as pessoas, existe uma empresa que se destaca: o Google.

Ela é considera um ícone na internet, e atualmente é responsável por 89% das buscas realizadas na internet. Com isso, surgiram novas maneiras de realizar negócios pela internet, e o domínio sobre as ferramentas disponibilizadas pelo Google é de grande importância.

Para auxiliar as empresas neste novo mercado digital, a eCliente dispõe de soluções para internet, assessoria e consultoria nos meios digitais, oferecendo total apoio tecnológico às empresas, para que estas façam uso da melhor maneira possível das tecnologias, extraindo os melhores resultados.

A seguir, apresentamos as duas principais ferramentas disponibilizadas pelo Google, que podem ser usadas pelas empresas para potencializar seus negócios, parcerias e mercado.


Busca Natural e Google AdWords

Que atire a primeira pedra quem nunca fez uma busca pelo Google ? A maioria dirá que sim. E quantos já passaram da terceira página durante alguma busca ? A grande maioria finaliza as buscas nas primeiras páginas.

Isso é uma constatação feita em diversas pesquisas, e divulgada pelo próprio Google. Por este motivo, aparecer nos primeiros resultados de busca, ou “ser visto” no momento certo, durante a busca de um determinado assunto, é muito importante.

Para isto, existem duas formas de sua empresa ser vista, pela busca natural ou utilizando o Google AdWords. Na figura a seguir, destacamos o resultado de uma busca natural. O resultado desta busca é fruto de diversas regras criadas pelo Google, como relevância das palavras, estrutura do site, quantidade de links, etc, e nem sempre é possível garantir a exibição da sua empresa nos primeiros resultados, já que este posicionamento será relativo aos fatores destacados acima, entretanto, existem meios de melhorar este posicionamento.



Busca natural do Google

Já o Google Adwords é uma ferramenta criada para que sua empresa seja vista sempre que uma determinada busca for realizada pelos usuários, baseado em uma palavra ou frase. Com isto, a exibição da sua empresa, conforme o contexto da busca, é quase certa. Neste caso também deve ser considerado a concorrência, que também pode usar a mesma técnica.

Neste caso, é feito um cadastro com todas as palavras que são relevantes, assim, quando algum usuário pesquisar algum assunto que contenha essas palavras, seus anúncios serão exibidos. Esta exibição é GRATUÍTA, e você só pagará caso o usuário clique sobre seu anúncio.

O valor cobrado pelo Google varia de acordo com a relevância e importância de cada palavra, portanto, elas devem ser bem escolhidas para evitar gastos desnecessários.

Na figura a seguir, pode-se ver em destaque o resultado dos anúncios do Google AdWords.





Google Analytics

Esta é uma solução para análise da web, para uso empresarial, oferecendo uma visibilidade do tráfego e da eficiência do marketing em seu website. Com recursos avançados e flexíveis, a ferramenta permite que você analise os dados gerados pelos acessos ao seu site, como por exemplo, as palavras-chave que foram usadas em uma busca e que geraram o acesso ao seu site, ou até mesmo de qual site se originou o acesso ao seu site, no caso de sites parceiros.

Com esta ferramenta, a eCliente, em um trabalho de assessoria constante, busca filtrar e analisar qual são os meios digitais, ou palavras, que estão permitindo uma divulgação mais ampla do site da empresa. Este trabalho deve ser constante, pois pode variar conforme períodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário