segunda-feira, 19 de abril de 2010

REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING - REMark

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REMark - Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 8, n. 1, Editorial, jan./jun. 2009.
ISSN: 1983-9332
Organização: Comitê Científico Interinstitucional
Editor Científico: Osvaldo Elias Farah
Avaliação: Double Blind Review pelo SEER/OJS


EDITORIAL V8 N1– REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING - REMark

Esta edição da Revista Brasileira de Marketing – REMark é um relevante evento no campo de estudos acadêmicos em marketing no Brasil. A comunidade acadêmica avançou muito nos últimos dez anos, com um aumento significativo no número de programas recomendados pela CAPES com essa linha de pesquisa. Docentes, mestrandos e doutorandos passam a produzir um crescente volume de artigos, teses e dissertações. O público leitor – incluindo não só docentes e estudantes, mas também profissionais atuantes – também demanda o conhecimento temático gerado na academia que não encontra uma forma de ser divulgado satisfatoriamente. A rigor, a divulgação dessa produção se dá majoritariamente por meio de revistas de alta qualificação, mas abertas a todos os campos de investigação da área de administração e comunicações. A REMark é lançada exatamente com o objetivo de suprir essa lacuna na área de divulgação científica, almejando conquistar com o tempo um bom posicionamento no sistema QUALIS/CAPES, meta que somente será atingida com a participação da comunidade de marketing, tanto no seu Conselho Editorial e na apresentação de artigos para publicação como na árdua tarefa de dar pareceres aos mesmos.

Cabe notar que o entusiasmo dessa comunidade foi enorme, quando a ideia da criação da revista foi transmitida, no início de 2009, aproveitando a experiência já adquirida pelos editores na Revista Cenários da Comunicação, que tem um histórico desde 2004. Houve uma grande mobilização de docentes brasileiros dispostos a dar a sua contribuição, particularmente desejosos de compor o Conselho Editorial. A REMark nasceu como um projeto da comunidade nacional de marketing por meio de seu conselho, constituído para representar os centros de pós-graduação que têm o marketing como linha ou grupo de pesquisa. Essa comunidade também se mobilizou para ter representantes estrangeiros de alta representatividade científica, vislumbrando já construir um veículo com potencial de tornar-se de padrão internacional.

Assim, o Conselho Editorial passou a ser constituído dos seguintes pesquisadores nacionais: Aurea Puga Ribeiro (Fundação Dom Cabral e UFMG), Ricardo Teixeira Veiga (UFMG), Delane Botelho (EAESP–FGV), Eduardo Ayrosa (EBAPE–FGV), Geraldo Luciano Toledo (FEA–USP), Edson Crescitelli (ESPM e FEA–USP), Marcos Fava Neves (FEARP–USP), Luiz Antonio Slongo (UFRGS), Zaki Akel Sobrinho (UFPR), Rita de Cássia de Faria Pereira (UFPB), Salomão Alencar de Farias (UFPE), Milton de Abreu Campanario (UNINOVE e FEA–USP), Francisco Serralvo (PUC/SP), Mauro Neves Garcia (USCS) e Fernando Cesar Lenzi (UNIVALI). Por meio dessa comunidade nacional altamente representativa, a REMark incorporou ao seu conselho nomes de destaque no exterior: Chris Manolis (Xavier University – EUA), George P. Moschis (Geórgia University – EUA), Lisa Penaloza (École des Hautes Études Commerciales du Nord – França), Nil Özçağlar (Université du Droit et de la Santé – França).

Com essa estrutura, o conselho adquiriu não só uma alta representatividade, como também conseguiu atrair para o projeto da REMark aquele com quem aprendemos os primeiros passos no caminho do ensino e da pesquisa em marketing: o professor Philip Kotler. Ele não só aceitou o convite como também declarou em sua mais recente publicação: "It is important to establish this Brazilian Journal of Marketing (Revista Brasileira de Marketing – REMark). Brazil is on an upward trajectory and an important BRIC country and needs to nurture in the business and student community a better understanding of marketing."

A maestria de Philip Kotler induziu muitos pesquisadores a se envolverem com a área de marketing. Sua presença no conselho certamente ajudará a inspirar novos talentos nesse campo do conhecimento.

A Revista Brasileira de Marketing visa ser um amplo espaço de discussão na academia nas diferentes áreas que integram a ciência de marketing. Na primeira edição de 2009, as discussões tratam de questões em diversas temáticas de marketing, tais como marcas no setor business to business, ambiente de serviços, marketing de relacionamento, posicionamento empresarial, consumo e estilo de vida de grupos específicos, e consumo de produtos específicos.

Judith Cavazos Arroyo, em El concepto de marketing bajo el paradigma relacional. Una agenda para Latinoamérica, examina a situação do marketing na América Latina, bem como suas implicações para o processo de globalização.

Edson Roberto Scharf e Amélia Silveira, em A relação dos distribuidores com uma marca de cerveja, investigam a importância da marca no processo de compras no setor de business to business.

Juliana Pinheiro da Silva e Yákara Vasconcelos Pereira Leite, em Fatores do ambiente de hotéis e a experiência de consumo: uma pesquisa qualitativa com homossexuais de Recife, estudam os fatores do ambiente de hotéis que mais influenciam a experiência de consumo dos homossexuais.

Em Importância do marketing de relacionamento para a melhoria do atendimento e da vantagem competitiva nos serviços médicos privados, Magalhães, Crnkovic e Moretti analisam o grau de intensidade com que as clínicas médicas privadas utilizam e combinam os componentes de seu marketing de relacionamento.

No artigo A criação de valor das franquias empresariais no Brasil sob a perspectiva do franqueador, Rodolfo Olivo e outros discutem as teorias sobre franquia, considerando a estrutura de desenvolvimento dessas organizações no Brasil.

Renato Telles, Silton Romboli e João Paulo Lara de Siqueira, em Marketing de relacionamento e operação de call center: análise comparada do posicionamento de operadoras de telefonia celular em São Paulo, investigam as estratégias de marketing direto de empresas de telecomunicação, com o objetivo de fazer uma comparação entre a orientação e o posicionamento dessas empresas.

Em Segmentação psicográfica e estilos de vida de consumidores de venda direta por catálogo, Patricia Modanez, Silvia Helena de Camargo e Valéria Rueda Spers analisam os estilos de vida de consumidores que fazem compras por catálogos. No último artigo desta edição, Atitudes e fatores que influenciam o consumo de produtos orgânicos no varejo Ribeirão Preto, Ricardo Rossetto Rodrigues e outros investigam os fatores que influenciam o consumo de alimentos orgânicos.

Osvaldo Elias Farah – Editor
Antonio Carlos Giuliani – Editor Adjunto

Visite em http://www.revistabrasileiramarketing.org/

Saudações

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