sábado, 7 de agosto de 2010

Como publicar uma disciplina e criar um login para o aluno



Olá Professor !

Nesta video aula vamos apresentar um novo recurso do Easysite. É uma intranet que vai permitir um contato mais próximo com os alunos, onde você poderá publicar as disciplinas de forma restrita e apenas os alunos autorizados vão poder acessar e enviar trabalhos pelo próprio site.

Para começar, vou abrir 2 janelas, uma com o site para fazer testes e outra com o módulo administrativo.

Primeiro, no módulo ADMINISTRATIVO, em CONTEUDO, selecione o botão PASTA DE DISCIPLINAS.

Se você nunca usou este item, você primeiro deverá cadastrar uma instituição, para isso basta clicar no ícone INSTITUIÇÃO e em seguida INCLUIR.

Retornando no item DISCIPLINAS, o primeiro passo é cadastrar uma nova disciplina. Clique no botão INCLUIR.

A idéia neste item é seguir as mesmas informações que estão contidas em um plano de ensino. Preencha apenas os campos necessários e deixe em branco aqueles que você não vai utilizar no momento. Selecione a instituição correspondente. No final da página clique em CADASTRAR.

Todas as suas disciplinas ativas serão exibidas nesta página. Ao término do semestre, você poderá desativar uma disciplina para que ela não se misture com as outras. Para isso basta alterar a disciplina e clica no item STATUS DA DISCIPLINA e alterar para DESATIVADA.

Para ver as disciplinas DESATIVADAS, basta clicar neste item.

Vamos falar agora sobre os arquivos ANEXOS. Você tem 2 opções de anexar arquivos, você pode anexar arquivos na disciplina, ou se preferir em apenas 1 dia de aula. Para anexar na disciplina, clique neste ícone. Este item é mais usado quando você deseja divulgar um arquivo que será usado em todo o semestre. Em seguida clique em INCLUIR: informe o nome do arquivo, uma descrição para seu controle, e localize o arquivo no seu computador. Para concluir clique em ENVIAR.

Bom, agora vamos falar sobre o PROGRAMA de aula. Este item tem o objetivo de separar as informações de cada dia de aula. Para isso clique neste ícone. Para incluir uma programação de aula, clique em INCLUIR. Você deverá informar o dia da aula, uma breve DESCRIÇÃO e o CONTEÚDO que será ministrado. Para finalizar clique em CADASTRAR.

Depois de cadastrar todos os dias de aula, você terá uma visão geral como esta. Repare que agora você pode anexar também um arquivo em apenas um dia específico. Você também pode excluir um dia, ou apagar os arquivos anexos.

Vamos retornar as disciplinas.

Agora vamos no item ALUNOS. Neste módulo você poderá restringir o acesso às informações, limitando a visualização apenas aos alunos da disciplina. Para atribuir esta restrições você tem DUAS formas de trabalhar.

A primeira forma é pedir ao aluno que se cadastre no seu site. Para isso, você primeiro deve habilitar o sistema de LOGIN e CADASTRO. Clique em CONFIGURAÇÕES e habilite o cadastro. Se você entrar no seu site, e atualizar a página, verá que um sistema de login foi ativado. O aluno deverá clicar em CADASTRE-SE e preencher o FORMULÁRIO.

Este formulário é totalmente personalizado, caso você não tenha ainda alterado nada nele, você pode ir no módulo ADMINISTRATIVO, ADM, CONFIGURAÇÕES, FORMULÁRIO DE CADASTRO.

Neste formulário, você pode habilitar ou desabilitar os campos que desejar. Tenha atenção para habilitar o CAMPO MATRICULA, pois é nele que o ALUNO vai se associar a uma disciplina.

Uma observação, caso você queira ativa um formulário de CADASTRO comum, sem passar pelo sistema de LOGIN, basta escolher neste item em qual menu o CADASTRO será ativado.

Retornando ao sistema de cadastro, o ALUNO deverá preencher os campos definidos e no final, selecionar uma disciplina para se matricular. Caso ele tenha que se matricular em outras, ele poderá fazer isso posteriormente.

No login, o ALUNO poderá também solicitar a senha por eMail, caso ele tenha esquecido, para isso basta ele preencher o eMail no campo e selecionar o item ESQUECI MINHA SENHA, clicando em ENVIAR.

Agora professor, mesmo o ALUNO matriculado, ele ainda não tem direitos de acessar a disciplina, por isso você deverá acessar o item PASTA DE DISCIPLINAS e habilitar o aluno. Para isso, selecione a disciplina e clique no item ALUNOS correspondente.

Caso o aluno tenha se cadastrado no site e já se associado a uma disciplina, ele será listado abaixo, com um símbolo de restrição. Para autorizar, basta clicar sobre o símbolo que ele estará habilitado.

Outra forma de associar um aluno a uma disciplina, caso eles já tenham se cadastrado pelo formulário comum, é ir no item GERENCIAR ALUNOS. Na coluna da esquerda são os alunos cadastrados no seu site, os que você enviar para a direita serão os alunos MATRICULADOS nesta disciplina.

Para finalizar esta video aula, o ALUNO agora poderá fazer LOGIN no seu site, preenchendo o EMAIL e a SENHA. Agora ele possui uma INTRANET para comunicação exclusiva com você professor. Nesta tela o aluno pode alterar as informações cadastradas, alterar sua foto de exibição, participar de um fórum, se matricular em outra disciplina, ver as informações das disciplinas que ele está matriculado, e por fim ver as atividades que foram colocadas no site para entrega e nota.

Na próxima video aula vamos apresentar como publicar uma atividade e atribuir uma nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário