quarta-feira, 21 de julho de 2010

Os dois lados da moeda do WordPress e Joomla !



Esta semana fui questionado por um cliente sobre quais as reais vantagens de utilizar o Joomla e/ou WordPress. A questão é muito pertinente para compartilhar pelo blog, pois é um tema que pode levantar muitas dúvidas aos usuários.

Em primeiro lugar, o Joomla e o WordPress são poderosos gerenciadores de conteúdo (CMS) gratuítos. A principal diferença entre estas duas aplicações é que o Joomla tem um potencial maior para a formatação de sites, já o WordPress tem seu foco na estruturação de blogs. Ambos possuem temas que podem ser configurados e módulos adicionais para incorporação, adicionando recursos interessantes ao site.

Bom, um detalhe que deve ser levado em consideração é que, por se tratar de software livre, de código aberto, qualquer um tem acesso ao seu código fonte, permitindo que novos módulos sejam desenvolvidos ou que vulnerabilidades sejam exploradas.

Ao instalar qualquer um destes softwares, repare que você estará instalando uma versão que já foi testada por diversas comunidades e grupos de desenvolvimento. É importante identificar qual a versão que está sendo instalada e, principalmente, monitorar o lançamento de novas versões, para verificar se alguma correção de segurança foi publicada.

Normalmente quando alguma falha grave é localizada, diversas comunidades já trabalham na correçao do problema e publicam em seus sites os arquivos para atualização. Por isso a importância de atualizar com frequencia estes softwares para evitar qualquer tipo de problema.

Além disso, incorporar módulos que não são conhecidos ou que não são testados por grandes comunidades, é um risco, você pode estar abrindo portas para invasões e vazamento de conteúdo.

Por fim, a facilidade que alguns provedores oferecem em instalar estes programas, pode dificultar ao usuário comum, personalizações ou adaptações, sem depender de uma pessoa técnica especializada, surgindo assim custos que não estavam previstos na hora da contratação de um site.

Fica a dica, consulte sempre um especialista na área e leve em consideração todos os pontos positivos e negativos de cada solução. Sempre haverá uma opção interessante para cada caso e bolso. Lembre-se também, existem grandes diferenças entre especialistas na área e aventureiros temporários, que podem prometer milagres em um dia e no outro já estão trabalhando em outra atividade, deixando você na mão.

Prof. Gustavo Gonzalez
eCliente Informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário