domingo, 12 de julho de 2009

Como "aparecer" na Internet - Parte 2

Seguindo o tema da última postagem, a Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) publicou em sua edição de Julho, um guia com 50 dicas para explorar seu site e criar mecanimos de ampliar sua visibilidade na Internet. Hoje vou comentar mais 10 dicas:

11.Tome cuidado com as cores: Cores fortes ou pastel incomodam os usuários. Dependendo do tema do site, é importante encontrar um meio termo que permita ao usuário uma leitura agradável do conteúdo e navegação do site.

12.Não utilize jargões: Termos técnicos podem dificultar ao usuário o entendimento de textos, deixe isto para áreas específicas. Utilize linguagem simples, sem termos muito específicos.

13.Escreva corretamente: Sem dúvida este é um dos tópicos mais importantes. A facilidade de publicar conteúdo na internet faz com que muitas pessoas percam a atenção, não se preocupando com a grafia correta das palavras.

14.Evite mensagens de fé: Alguns sites divulgam mensagens de fé, pois agradam ao proprietário do site, entretanto pode não agradar seus visitantes, restringindo o público visitante.

15.Bole textos curtos: Quem navega pela internet, não tem muita paciência para a leitura de textos longos. A internet criou essa cultura de textos curtos e objetivos. Explore isso no seu site, resuma ao máximo os textos, focando nos tópicos que realmente possam interessar ao seu visitante.

16.Fuja das músicas de fundo: Alguns "desenvolvedores" de sites de fim de semana, ainda insistem em utilizar música de fundo. Além de deixar a carga inicial um pouco mais lenta, depois da segunda visita ao seu site, escutando a mesma música, provavelmente seu visitante não se sentirá muito confortável.

17.Dose as animações e o flash: Usar muitos recursos de animação e flash tem que ser dosado conforme o objetivo do site. Conforme o tema, é necessário regular o uso desses recursos para não distrair seu usuário ou tornar seu site um carnaval.

18.Coloque fotos de pessoas: A imagem de pessoas no site transmite mais confiança. Use este recurso, entretanto tenha cuidado com o uso de imagens sem autorização.

19.Invista na qualidade: Provavelmente um erro no site ou baixa qualidade em fotos, vão chamar muito mais a atenção do visitante do que o contexto geral do site. Fotos profissionais também transmitem confiança e qualidade.

20.Mostre-se com cautela: Expor fotos da empresa e equipe é valido, pois transmite confiança, entretanto seja cauteloso pois as imagens podem em alguns casos, como funcionários que foram demitidos e ainda aparecem em imagens.

Na próxima postagem, seguirei com mais 10 dicas para explorar seu site e aparecer na Internet.

Prof. Gustavo Gonzalez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário