sábado, 11 de julho de 2009

Como "aparecer" na Internet - Parte 1

Em diversas oportunidades, meus alunos ou clientes me questionam quais são os mecanismos necessários para explorar ao máximo um site, divulgar sua marca e aparecer nos mecanismos de busca para ser encontrado. Na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) do mês de Julho de 2009, o jornalista Wilson Gotardello Filho criou uma lista com 50 dicas fundamentais para se expor na Internet.

Neste blog, vou resumir e comentar estas dicas, e em outras oportunidades vou me aprofundar em algumas delas, as quais realmente despertam mais dúvidas.

1.Elabore uma estratégia: saiba realmente qual será a finalidade do site, tornando-o objetivo, facilitando o entendimento dos visitantes.

2. Analise a concorrência: Visite o site dos concorrentes, e veja quais são os recursos que estes estão usando.
3.Estude o público: Partindo de uma pesquisa, tente identificar quem é seu público. Uma alternativa é utilizar o Google Analytics, ferramenta gratuíta do Google.

4.Defina quem vai desenvolver o site: Você pode optar por sistemas gratuítos para a montagem do site. Construtores de sites, ou então contratar uma empresa que faça o desenvolvimetno totalmente personalizado.

5.Investigue a empresa/agência:
No mercado de internet, existem muitos aventureiros, que oferecem o serviço de construção e hospedagem de sites. Busque empresas consolidades e estabelecidas e principalmente que tenham referências. A empresa contratada será fundamental para o sucesso do seu negócio pois eles oferecerão o suporte para toda a sua estrutura técnica.

6.Não abandone o site:
A quantidade de informações e serviços oferecidos no site, deve ser proporcional ao tempo que você terá disponível para mantê-lo atualizado. Um site com informações incorretas ou antigas afugenta os visitantes.

7.Não saia da estrutura padrão:
Os sites da internet seguem padrões universais de navegação e estrutura. Não fuja muito desses padrões, pois você corre o risco do seu usuário sentir dificuldades de navegação ou na localização de informações relevantes.

8.Torne a navegação rotativa: Mesmo estando em subpáginas, disponibilize os links principais para seus clientes, como voltar ao site principal ou entrar em contato com a empresa.

9.Diferencie-se no conteúdo:
Com centenas de milhares de sites na web, é necessário ter algo diferente que chame a atenção do seu visitante.

10.Saiba usar informações institucionais:
Estas informações só devem ser exploradas caso o site tenha o objetivo apenas de apresentar a empresa. Caso seja um site de vendas, dê o foco no produto e seja sucinto nas informações institucionais.

Na próxima publicação do blog postarei mais 10 dicas divulgadas na Revista PEGN deste mês.
Prof. Gustavo Gonzalez Briones

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