quarta-feira, 15 de julho de 2009

Como "aparecer" na Internet - Parte 3

Vamos para a terceira parte de dicas para que seu site tenha maior visualização na Internet. Lembrando que os tópicos destas dicas foram publicados na Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios do mês de Julho, entretanto, os comentários sobre cada tópicos são considerações minhas.

21.Disponibilze um jogo no site: Este é um recurso que pode atrair um determinado público, que se interessa por jogos, e acaba permitindo que este fique mais tempo no site. Vale lembrar que outros recursos semelhantes podem ser usados, mas com o mesmo objetivo, entreter seu usuário para que ele fique mais tempo no site.

22.Insira "dúvidas frequentes": Este módulo no site pode facilitar a vida do seu usuário enquanto ele navega no site. Caso você recebe com muita frequencia algumas eMails com as mesmas dúvidas, é interessante você explorar isso no site, criando um canal onde o cliente já resolve as principais questões sem a necessidade de enviar um eMail ou entrar em contato por telefone. Quanto mais fácil para o cliente, mais chance do negócio ser concretizado.

23.Não use contador de acessos: O contador de acessos é uma informação que não transmite nenhuma credibilidade, pois se houver poucos acessos, o visitante vai achar que o site é furado. Se houver muitos acessos, o visitante pode achar que são fictícios, então, por via das dúvidas, é melhor não usar esse recurso.

24.Oferaça versões em outros idiomas: Se sua empresa pretende atender clientes no estrangeiro, é muito importante você oferecer as informações no site em mais de um idioma. Para alguém do estrengeiro acessar seu site, é muito simples, e a língua não pode ser uma barreira para ele entrar em contato com sua empresa. Em nossa empresa, tivemos uma experiência de um cliente de Angola, que não teve problemas em consultar nosso site, já que neste país também se fala português.

25.Responde sempre: Nunca, mas nunca deixe de responder alguma mensagem eletrônica, seja ela uma eMail ou mensagens em redes sociais. O retorno ao usuário é muito importante, e principalmente a velocidade. Um usuário sem resposta, pode facilmente ir ao site do concorrente e encontrar o que procura.

26.Modere os comentários: Abrir um canal para que seus clientes publiquem comentário é em um recurso muito interessante atualmente, pois mostra a interação da empresa com seus clientes, inclusive com críticas e sugestões. Entretanto, modere as mensagens, pois não é incomum alguns abusarem dessa área para publicar palavrões ou até propagandas.

27.Foque nos clientes: O site pode ser uma área muito importante para fazer novos clientes, mas para quem já é cliente, é importante ter uma área específica onde ele possa ter um contato direto com a empresa, como acompanhar seus pedidos ou solicitações. Esta área também é conhecida como EXTRANET no caso dos clientes, ou INTRANET no caso dos próprios funcionários da empresa.

28.Reserve uma área para os funcionários: Você pode utilizar uma INTRANET para criar um vinculo maior com seus funcionários, e fazer com que estes participem ativamente da empresa, com fórum de discussão, notícias, mural eletrônico. Este mecanismo tornou-se mais eficiente e permite uma integração total entre setores, que muitas vezes, ficam distantes fisicamente.

29.Estreite o relacionamento com os fornecedores: Uma área exclusiva para seus fornecedores também é um mecanismo interessante para estreitar o relacionamento com estes.

30.Firme parcerias: Dependendo do segmento de sua empresa, você pode ter parcerias para divulgar banners de outros clientes, ou até mesmo outros produtos. Nestas parcerias você pode cobrar por este serviço, pois muitas vezes você tem um parceiro que não é concorrente, mas tem clientes em comum, que podem se interessar por um produto do seu parceiro que está publicado no seu site. Mas isto deve ser avaliado conforme o segmento do site.

Por hoje é só. Na próxima postagem publiquerei mais 10 dicas para explorar ao máximo seu website.

Prof. Gustavo Gonzalez.

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