segunda-feira, 20 de julho de 2009

Links patrocinados: use com moderação !

Sem dúvida uma das revoluções que a internet vem causando na área de publicidade, é a possibilidade de se personalizar a atingir um indivíduo com propagandas direcionadas, baseadas no perfil do usuário. Esse perfil pode ser traçado por meio de informações que o próprio usuário preenche em sites de relacionamento, ou pelo tipo de informação que ele busca na Internet.

Para quem deseja explorar este tipo de propaganda, existem algumas ferramentas específicas, como o Google Adwords e o UOL Links Patrocinados.

O princípio é simples, você compra créditos, cadastra sua propaganda, cadastra as palavras-chave que serão utilizadas para relacionar a busca do usuário com sua propaganda. Pronto, você poderá aparecer em diversas páginas, e para um público que "teoricamente" está buscando algo relacionado com o que você definiu nas palavras-chave.

Sem dúvida esse é um dos motivos que leva o Google a adquirir portais de grande visibilidade, como o orkut e o youtube, pois eles usam esses portais como canais para divulgar as publicidades de seus clientes.

Mas cuidado, em alguns casos a divulgação pode cair em uma situação delicada. Nem sempre é possível controlar todas as páginas que seu anúncio será exibido, e podem ocorrer situações no mínimo constrangedores ou delicadas. No caso da imagem apresentada, um incidente com um avião publicada na página, exibe propagandas "delicadamente" relacionadas. Situação semelhante ocorreu quando foram divulgadas informações sobre o caso da menina Isabela Nardoni, onde foi citado a tela de protação que foi cortado e, ao lado, nos links patrocinados, uma propaganda sobre instalação de telas de proteção.


Prof. Gustavo Gonzalez
http://www.ecliente.com.br

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