segunda-feira, 20 de julho de 2009

Como "aparecer" na Internet - Parte 4

Seguindo as dicas para dar visibilidade ao seu site, continuamos explorando o assunto:

31.Fique de olho nas comunidades: Existem muitas comunidades que podem tratar de assuntos interessantes ou da área de sua empresa. Participe e leia o que é discutido nessas comunidades, entretanto, não use esse canal de forma anônima para ficar fazendo elogios rasgados à empresa, os participantes percebem rapidamente quando um comentário é falso ou não. As comunidades são muito importantes pois é um público segmentado, tratando exclusivamente de um assunto.

32.Entre no orkut e Facebook: Muitas pessoas ainda são resistentes quanto ao uso de sites de relacionamento, entretanto eles são ferramentas muito eficientes para divulgar sua marca pelos meios digitais. Você pode criar um perfil de sua empresa, ou uma comunidade. As pessoas que se interessarem vão adicionar você em sua relação de amigos ou participar de sua comunidade. Outra ponto interessante, todas as atualizações que você fizer no seu perfil, são informadas para todos os seus contatos, com isso, você fica constantemente aparecendo e divulgando informações que podem resultar em novos clientes ou vendas.

33.Crie um blog: O blog é um mecanismo interessante de dar visibilidade e transparência na comunicação da sua empresa com seus clientes. O blog torna-se um canal de comunicação formal ou não, mas permite a interação de seus clientes com comentários, contribuindo de forma geral para saber o que seus clientes realmente pensam. Outra vantagem estratégica muito importante, é que o conteúdo do blog é mapeado mais rapidamente pelos mecanismos de busca do que o mesmo conteúdo publicado no site. Com isso você pode aumentar as chances de aparecer nos primeiros resultados.

34.Disponibilize RSS feeds: Muitos sites se utilizam de informações fornecidas por outros. Por exemplo, o jornal Folha de São Paulo, disponibiliza diversos conteúdos em RSS. Com isso, qualquer usuário pode incorporar o conteúdo fornecido pela Folha dentro do seu site. A vantagem é que o usuário, ao clicar sobre a notícia, ele será direcionado para o site da Folha. Bom, se você for um gerador de RSS, as pessoas poderão incorporar as notícias publicadas por você em seus sites, e com isso você poderá aumentar sensívelmente o volume de acessos ao seu portal. Mas lembre-se, uma vez criado este comprometimento, é importante mantê-lo.

35.Abuse no Youtube: Seguindo a mesma filosofia das redes sociais, o Youtube também é um canal para divulgar sua empresa. Divulgando alguns videos, os usuários poderão localizá-los baseado nas palavras chaves cadastradas, e também podem acabar atraindo mais visitantes ao seu site. Muitas empresas estão lançando campanhas totalmente focadas neste tipo de mídia, pois praticamente seu usuário acaba sendo seu próprio propagadar.

36.Pense no Flickr: Mesma linha das redes de relacionamento e do Youtube, este canal permite o compartilhamento de fotos, assim você poderá divulgar imagens e criar mais um canal para atrair clientes ao seu site.

37.Desenvolva um site para celular: A quantidade de celulares no brasil é realmente considerável, e pensar em um site para este meio já está se tornando interessante, principalmente com a entrada da tecnologia 3G.

38.Mande NewsLetter e e-MailMarketing: Se você tem uma base de clientes com seus respectivos eMails, é interessante o envio de informações sobre seus produtos, promoções e eventos. Este mecanismo ajuda sua empresa a manter seus clientes em constante atualização sobre sua empresa, deixando sua marca sempre na memória deles. É importante respeitar se o cliente desejar ser excluído de sua lista de envios de mensagens.

39.Explore a página de cadastro: Se você oferece no site uma área para o cliente ou o visitante se cadastrar, é porque os cadastrados realmente tem interesse em manter contato com sua empresa, basicamente é um clientela com forte possibilidade de comprar novamente com sua empresa.

40.Brinque com vários domínios: Sua empresa não precisa ficar "restrita" apenas ao domínio principal, é possível criar vários domínios e essas ações pode facilitar o acesso de seus clientes. Criar domínios sugestivos facilitam a divulgação de algo específico, como uma promoção ou até mesmo um produto. Pode-se criar um site exclusivo para atender esta promoção ou então direcionar os acessos deste domínio a alguma pagina interna do site da sua empresa.

Bom por hoje é só, amanhã postarei a última parte das dicas.

Abraços.

Prof. Gustavo Gonzalez.
www.ecliente.com.br

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