segunda-feira, 27 de julho de 2009

O vírus mais ativo da Internet

O vírus há mais tempo em circulação da Internet continua em atividade. Ele chama-se boato, e em inglês atende também pelo nome de hoax. O boato pode chegar com aparências diversas, mas sempre tenta avisá-lo de algo terrível e urgente, deixar você sensibilizado ou em pânico e fazer com que você o espalhe em grande escala, o mais rápido possível. Sintomas: Se você acredita em tudo que recebe, acha que a maioria dos seus contatos são fontes confiáveis de informação ou do repasse delas, acha que uma mensagem sua na Internet pode salvar uma criança com câncer ou fazer você ganhar um celular da Nokia e receber dinheiro da Microsoft, acredita que CNN é uma fonte exemplar sobre segurança de computadores, duvida que os centros de pesquisa das maiores empresas desenvolvedoras de anti-virus (como Symantec, McAfee etc.) demorem mais do que algumas horas para desenvolver a detecção de cada novo vírus (real) que surge, e principalmente, repassa sem pestanejar todo alerta que recebe, cuidado: você (sim, você, não seu computador) está contaminado pelo boato.

Como curar:

1. Jamais repasse alertas. Deixe que sites especializados e boletins confiáveis divulguem alertas e denúncias sobre vírus, ameaças e vulnerabilidades de segurança. Se quiser repassar algo, repasse apenas links para este tipo de sites e serviços, com moderadação;

2. Não seja ingênuo e não deixe que abusem de sua boa-fé ou seu desconhecimento;

3. Assuma que todo alerta recebido por mensagens pessoais é boato;

4. Faça uma análise crítica do que receber. Tenha pelo menos a curiosidade de entrar no www.Google.com e pesquisar por uma palavra-chave ou expressão relacionada à suposta ameaça no "alerta" recebido. Se for boato, você logo encontrará páginas sérias denunciando o falso alerta;

5. Trate de arrumar um bom anti-vírus com atualização diária automática;

6. Finalmente, conscientize-se: o e-mail não é um meio confiável nem tampouco adequado de divulgação em massa. Usado dessa forma, o correio eletrônico age como a fofoca e o boato boca-a-boca, só que no mundo digital e em uma proporção incomodativamente maior e mais promíscua.

_______________________________
Este texto foi retirado da internet, de autor anônimo. Dezenas de sites publicaram este texto, mas nenhum coloca a fonte real, isto será assunto para outro tema nosso, Direito Autoral na Internet.

Gustavo Gonzalez
http://www.ecliente.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário