quinta-feira, 16 de julho de 2009

Vale a pena divulgar um banner em um portal da cidade ?

Bom, para explicar melhor este assunto é necessário entender o que está acontecendo nesse mercado de portais regionais atualmente.

Muitas cidades de médio porte, digamos com mais de 300 mil habitantes, possuem dezenas de portais, que oferecem serviços de informações, guia cultural, guia comercial, reportagens de eventos sociais, entre dezenas de serviços, todos com o objetivo de atrair visitantes. O portal mais comum é aquele de registro fotográfico de festas, onde a equipe do portal faz a cobertura fotográfica do evento, distribui cartões com o endereço do site, e assim consegue captar um volume de visitantes no site, pelo menos durante alguns dias depois da festa.

Assim como qualquer negócio, existem portais realmente eficientes e profissionais, como também existem os portais picaretas. Estes por sua vez, falsificam as informações de acessos ao site, criando números de acessos falsos para dar a impressão de um site muito acessado.

Estes portais se sustentam principalmente de anúncios publicitários, e por este motivo eles montam equipes comerciais dedicadas a vender banners publicitários, que são divulgados em áreas específicas do site.

Caso você pense em contratar um serviço detes, segue algumas recomendações:

  • Verifique se o portal é gerenciado por uma empresa, devidamente registrada. É muito comum jovens construirem sites destes, com design arrojado, e tocar o negócio de forma amadora, sem responsabilidade, podendo sair do ar a qualquer momento.
  • Consulte outras empresas que já divulgam no site, se estão tendo algum retorno.
  • Se você tem um site, utilize o Google Analytics, é um sistema gratuíto que faz o monitoramente completo de acessos ao seu site, e ele informará todos os acessos que são originados pelo portal que você está anunciando.
  • Procure efetuar contratos por tempos curtos, como 3 meses ou 6 meses.
  • Entre com frequencia no portal, visite as áreas em que seu banner está sendo divulgado, assim você pode verificar se o conteúdo está de acordo com o perfil da sua empresa.
  • Faça uma pesquisa com seus amigos, e peça que eles visitem o site e que retornem a impressão que eles tiveram do portal e de suas informações.

Acredito que com estas dicas simples, você terá condições de avaliar a qualidade do site que estará divulgando seu banner. Abaixo, segue um exemplo da tela do Google Analytics.


Neste gráfico você pode identificar que 68% dos acessos neste site são feitos de forma direta, isto quer dizer que os visitantes entraram digitando diratamente o endereço do site. 19% dos acessos foram originados de outros sites, que possuem links para o seu, como banners. 11% dos acessos foram feitos através de mecanismos de busca e por fim, 0,2% foram originados por outros meios.

Caso você clique em qualquer um destes itens, o Google Analytics exibe um relatório detalhado de cada um dos itens acima.

Por hoje é só !

Abraços.

Prof. Gustavo Gonzalez
Diretor da eCliente Informática (www.ecliente.com.br)
Professor de Tecnologias para Internet da Faculdade Dom Bosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário